5 ensinamentos da minha primeira Ultramaratona

Galera, tudo bem? Passando contar para vocês como foi minha primeira Ultramaratona (53km de corrida) que realizei nesse último final de semana.

A corrida entrou na minha vida há 12 anos e de lá para cá, muitos desafios surgiram. O primeiro aprendendo a correr, afinal, eu achei que era só calçar o tênis e sair por aí… Ledo engano. Foi muito gradativo esse início e persistir foi o segredo para chegar até aqui. Ao longo desses anos foram muitas provas, entre elas inúmeras de 21km e 4 maratonas.

Esse ano surgiu a oportunidade de participar de uma prova diferente a Gringos Backyard. A prova  é uma ultramaratona de corrida ao estilo resta 1 que consiste em realizar uma volta de 6,7km em menos de 1 hora. A cada hora cheia é dada uma nova largada, onde o corredor que não chegar a tempo ou que não sair ao sinal do sino será considerado DNF (did not finish) e estará automaticamente desclassificado sendo impedido de entrar novamente no percurso.


Fui para esse desafio com o coração tranquilo, sem cobranças e somente com a proposta de sentir como meu corpo responderia a cada loop.
Curti cada volta, sorri, brinquei, conversei com muitas pessoas, fui presente de corpo e alma.

A Energia da prova é algo surreal, cada atleta no seu ritmo com suas estratégias e motivando uns aos outros fazem com que a dificuldade se torne menor.

Esse final de semana foi de aprendizado e vou deixar aqui para vocês quais foram os 5 ensinamentos que tive:

1) Disciplina: Conseguir incluir os treinos na semana não é nada fácil para o atleta amador. Afinal, temos trabalho, família e outras situações para gerenciar. Os treinos exigem bastante, mas se quiser obter um resultado diferente terá que encontrar alguma forma de realizar. Ajustar rotina, treinar mesmo quando não se tem vontade é o que vai fazer diferença e são nesses momentos que crescemos, que evoluímos.

2) Paciência: Aprendi que querer chegar antes nem sempre é a melhor estratégia e que para chegar na meta nem sempre será somente correndo, muitas vezes é preciso ter paciência e caminhar.

3) Resiliência: Saber desenvolver a habilidade de encontrar coragem dentro de si mesmo quando o corpo clama por descanso e a mente anseia pelo fim. Aprender a lidar com diferentes situações. Nesse dia precisei lidar com barro, trilhas, mosquitos, chuva, cansaço e dores.

5) Cuidado: Ter atenção aos sinais do corpo e entender o momento certo de parar é o maior desafio de quem almeja um resultado maior. Ter cuidado e esse olhar atento é fundamental para finalizar uma prova bem e sem lesão.

4) colaboração: Aprendi que sozinhos podemos ir longe, mas com amigos e pessoas boas por perto vamos muito mais. Com apoio da família e amigos tudo se torna mais fácil. Nesse dia, a cada volta ver a alegria das pessoas ao te enxergarem novamente foi motivador a continuar na prova.

Se eu pudesse deixar um único conselho: Corra! Correr é das atividades mais sublimes por te transportar literalmente para um lugar mais a frente, um lugar que você alcança com disciplina, foco, persistência e acima de tudo te faz evoluir.

Compartilhar post:

últimos posts

Chá de Banana

Chá de Banana… Emagreça até 3kg por semana! Quem acompanha os assuntos sobre dietas, nas últimas semanas surgiu algumas pessoas

Leia mais

Low Carb

Oii pessoal! Tudo certinho? Hoje venho falar para vocês sobre a dieta Low carb. O que eu acho sobre essa

Leia mais
Abrir bate-papo
Ana Paula Dullius
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?