Semana passada, fiz um atendimento e minha paciente relatou que estava sendo super complicado manter os cuidados em função do namorado.
Ela sempre teve uma rotina agitada e mesmo não cuidando muito, conseguia manter o peso (saudável). Ano passado ela foi morar com o namorado e dali em diante se perdeu completamente na alimentação e parou totalmente os exercícios. Um dos pontos que contribuiu na piora alimentar é que ele não tem uma alimentação saudável, come muitas frituras, lanches e segundo ela é viciado em chocolate.
Mas o que acontece é que toda vez que ele vai comer algo, ele pede para ela o acompanhar e se ela recusa ele a chama de chata e fica insistindo (um pedacinho, sente o cheiro dessa pizza, essa salada deve ser horrível) e isso tem a incomodado muito.
Mas o que fazer nessa situação??
1) Entender que o desejo de mudar, querer ter resultados é muito pessoal. Talvez ele não tenha a mesma necessidade e não sofra com isso, mas você tem que ter claro o porque deseja ter essa rotina mais saudável.
2) Abrir o jogo com quem mora no mesmo ambiente e falar sobre a importância que esse processo tem para você.
3) Criar um momento em família/ casal que saia da rotina e que ambos possam comer e curtir sem culpa.
4) Quando a insistência passar do limite, pedir respeito! Isso mesmo! Quando você recusa algo, não é ser chata e sim ter o direito de dizer: Não!
É algo que gosta e programou? Beleza! Come e seja feliz! Agora comer por insistência ou para agradar… Não é certo.
5) Lembre-se: Seja sua maior prioridade, cuide-se e faça aquilo que te faça bem. Por ora, se está difícil resistir as tentações, tente realizar as refeições em outros locais, peça ajuda e se mesmo assim a situação não mudar, busque ajude de um profissional que possa te orientar e auxiliar a lidar com essas situações.